O objetivo do blog é divulgar os dispositivos alternativos na rede de Saúde Mental e propagar a ideia da luta antimanicomial. A partir da democratização da psiquiatria, os profissionais de saúde mental visam trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do novo contexto da psiquiatria renovada.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia 18 de Maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial surgiu no final da década de 1980 e esse ano completa seus 30 anos. Construido à partir de uma articulação entre profissionais de saúde, estudantes, usuários dos serviços de saúde mental, familiares e movimentos sociais, o MNLA, que surgiu em Bauru-SP, vem se consolidando a cada ano e expandindo sua atuação por todo o país.

Nesses árduas anos de luta, alguns avanços foram feitos, como por exemplo a Lei Paulo Delgado (2001) que define os parâmetros da Reforma Psiquiatrica, bem como a constituição da Rede Internúcleos, que organiza o movimento nas diveras localidades do país, considerando as diferenças regionais e as demandas emergencias, nunca perdendo de vista a sua palavra de ordem "Por uma Sociedade Sem Manicômios".

O MNLA reinvindica, além da efetivação da Reforma Psiquiátrica, a construção de um modelo de saúde Mental substitutivo, em detrimento das práticas manicomias. Uma rede composta por Centros de Atenção Psicosocial (CAPS), leitos psiquiátricos em hospitais gerais, prontos socorro psiquiátricos, e que acima de tudo, preze pela integração da equipe multidisciplinar e a humanização dos serviços de saúde mental.

Preza-se também pela acessibilidade do serviço a todos que dele necessitam, pela participação da família no processo dos cuidados, da intervenção direta na comunidade e especialmente pela resignificação da loucura. 

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é repleto de debates e mobilizações. Somando às mobilizações que vem acontecendo em torno do processo de realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, conquistada a partir da Marcha dos Usuários à Brasília.  Contamos mais uma vez com a participação de todos e todas para a celebração de mais um 18 de maio repleto de beleza, alegria e criatividade.

Acompanhe as comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial na Cinelândia - Rio de Janeiro/RJ CLICANDO AQUI.

15:00 - Esquenta: Grupo Pirei na Cenna -30´
       - Coletivo Carnavalesco Tá Pirando Pirado Pirou - 30´               
       - Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana - 30´
       - Abertura:  Zé Tonhão (ator Rafael Carvalho)
16:30 - Chama: Cancioneiros do IPUB - 30´
16:45 - Chama: Chacal – 15’
17:00 - Chama: Harmonia Enlouquece - 30´
17:30 - Chacal – 15’  
17:45 - Exibição TV Pinel -  20’
18:05 - Chicas 30’ 

Deixe nos comentários os locais de comemorações, palestras e protestos na sua cidade.

Um comentário:

  1. Eu fui, absolutamente marcante como trabalhadora da saúde mental. Levamos dois usuário do Hospital psiquiátrico em Jurujuba-Niterói. Fiquei pirada de tanta alegria. Quero registrar meu carinho por ter conversado e conhecido o Dr. Pulo Amarante hoje. E Na hora da foto ele disse: Chama ele também ( se referindo ao usuário que me acompanhava. É isso! Por uma sociedade sem manicômios! Contra a violência e exclusão.

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails