O objetivo do blog é divulgar os dispositivos alternativos na rede de Saúde Mental e propagar a ideia da luta antimanicomial. A partir da democratização da psiquiatria, os profissionais de saúde mental visam trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do novo contexto da psiquiatria renovada.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Serviço Social e Saúde Mental. Parte 2


 Segue a continuidade do texto Serviço Social e Saúde Mental extraído do livro do professor da ESS/UFRJ José Augusto Bisnetto. Para quem não acompanhou a primeira parte CLIQUE AQUI.

Raramente o Serviço Social intervém em problemas sociais do usuário quando estes  não apresentam relações diretas com o tratamento psiquiátrico ou com reabilitação psicossocial. Em nossa pesquisa constatamos que o Serviço Social, quando possui os recursos necessários (tempo, verba, local etc.), contempla esses "outros problemas”, não por demanda do usuário ou das diretrizes de sua própria profissão. Afortunadamente, novos rumos da psiquiatria reformada apontam para a junção da assistência psiquiátrica com a assistência social.


Conseguimos identificar no Serviço Social em Saúde Mental  alguns objetos  de prática diferenciados. O assistente social intervém quando: 
1) Há uma potencialidade de ruptura do tratamento psiquiátrico por motivos sociais ou contextuais; 
2) Há uma potencialidade de ruptura em relação ao convívio social do portador de transtornos mentais que prejudique seu prognóstico; 
3) Há uma perda dos direitos básicos do usuários .

Na psiquiatria  tradicional, em especial, o objeto da prática do Serviço Social são as causas ou efeitos da ruptura da racionalidade do processo de trabalho dessas instituições psiquiátricas quando situados em nível social ou contextual. O Serviço Social  em Saúde Mental, não raro, tem dificuldades de reconhecer esse objeto , entre outras razões , por falta de análise institucional  do campo psiquiátrico e de deficiência  de articulação dos objetos do Serviço Social  e da Saúde Mental. Na loucura, a ameaça de ruptura com a racionalidade organizacional, institucional, institucional e social é permanente, exige uma atenção contínua do usuário. Por isso, na internação, o assistente social não age somente na entrada e saída  do usuário e sim ao longo de todo o tratamento (a não ser nas instituições) muito conservadoras, pouco democráticas,  não reformadas, em que o controle dos pacientes se dá por normas rígidas, por técnicos e funcionários que fazem o papel dos inspetores   disciplinadores e por medicação pesada, "instituição total” no conceito de Goffman.  .

8 comentários:

  1. Muito bom o texto! Vi o comentário no Twitter (que comecei a usar ontem..rs)e achei interessante! Sou assistente social e trabalho na área de saúde mental faz 10 anos!
    Parabéns pela iniciativa do blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá,Kelly, saudações antimanicomiais!Estou muito feliz com sua participação no blog, obrigada.Sou formanda em Serviço Social pea ufrj,completando todo meu período de estágio curricular no Hosp. psiquiátrico em Jurujuba /Niterói, além dos 10 anos de experiência em saúde pública no RJ.

    O texto faz parte da tese de doutorado em Saúde Mental do professor Assistente Social José Augusto Bisnetto, meu atual orientador no TCC.

    Vou pedir apoio a José Augusto e Eduardo Mourão Vasconcelos para produção de textos. Continue participando e seja uma seguidora do blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelle, saudações antimanicomiais! rs Me formei na Uff de Niterói, e inciei um trabalho tb em saúde pública. Meu primeiro contato na área de saúde mental foi justamente em Jurujuba (coincidências), onde costumo dizer que me apaixonei pela área e aqui estou até hoje, trabalhando em CAPS!
    Parabéns mais uma vez pela iniciativa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola!!!!! Estou muito satisfeita com o conteudo do Blog. EEncontrei por acaso e ja add em minha lista de favoritos. Sou estudante de Serviço Social e estagio no CAPS de minha cidade. Estou amando o campo da saude mental e gostaria muito de uma opiniao: necessito fazer um projeto de intervençao, para aplica-lo sememstre que vem e nao tenho certeza de tudo aquilo que posso fazer, pra nao entrar na area dos profissionais de psicologia. Estava pensando em sinalizar o local com figuras, pois alguns nao sabem ler corretamente e incluir um passeio em zoologico, cimena, shopping, pois de acordo com as entrevistas pra realizaçao do diagnostico social, muitos tem vontade de conhecer locais diferentes. Sera que estou no caminhoi certo?
    Aguardo resposta via email se possivel.
    Grata e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  5. olá, estou terminando a graduação em serviço social, estou amamdo, tambem fiz estágio no CAPS, pois trabalho lá, e me apaixono cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. bom dia, gostei muito do texto, faço estagio no CAPS e nos ajuda a compreender nosso papel, estão de parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. -Olá, sou Psicóloga e estou com uma paciente internada desde sexta-feira no Hosp. Psiquiatrico São Pedro POA/RS. Estou pedindo ajuda para encontrar um local adequado para paciente com diagnostico Esquizo Afetivo. Essa moça tem 31 anos, e esta nos primeiros sintomas, e pelo meu entendimento temos que evitar o maximo de surtos possivel, pois esso agravará para um quadro muito mais grave. Quando estive hj na visita, senti-me cortada pela metade ao ver o estado em que tratam essas pessoas. Quem tem esse tipo de transtorno não pode ficar trancafiado, sem nem poder usar suas roupas e fumar, pois sem o cigarro o estado nervoso é aumentado mil vezes, e como só dopam e não vi nem uma diminuição das alucinações e da extrema tristeza e vontade de morrer, se pode ocorrer outro surtos. Segundo meus estudos, minhas fontes (Psiquiatras), cada surto leva a um agravamento aumentadissimo da doença, e sinto, que caso não consiga um lugar adequado, com recreação, pessoas que estão conscientes para conversarem com ela e não "robôs", essa doença se estenderá a um ponto significativo que abalará toda a vida dela. É um doce de pessoa, com 2 filhinhos lindos, um marido , faz qualquer coisa por ela....mas como a grande maioria, não tem condições financeiras para um lugar pago.Penso se não há lugares como passar o dia para essas avaliações, recreação, leitura, e um médico realmente disposto que olhe com respeito para chegar as medicações corretas e evitar que essa moça regrida a ponto de não poder mais ser essa moça adoravel que é e tão amada pelos filhotes e marido, SÓMENTE POR DESCASO DOS MÉDICOS DOS SUS POR AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR POR UMA ATENÇÃO QUE É POR DIREITO À TODOS!!!!! - A trato apenas a 3 semanas, pois o CAPS se deu conta que tem aparato para seu problema. Estou fazendo o que poço, pois amo a Psicologia, e ja gosto por demais dessa moça.Então peço ajuda com humildade, para que me ajudem a encontrar um lugar em eu possa leva-la, ja pensamos em reunir varios amigos dela e familiares para arrecadar dinheiro caso consiga algo que não seja caro como uma clinica ou hospital particular. Gente, to correndo contra o relogio, preciso de ajuda urgente e agradeço a todos que me derem uma luz, pois isso eu faço por amor a minha profissão e em olhar o outro como um ser digno que sofre e tem direito de ser bem tratado. Obrigada antecipadamente a todos que lerem esse meu apelo, pois amanha voltarei para o hospital para continuar a luta, e ficar em cima do tratamento.OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGA por me ouvirem.

    PATRICIA
    PSICÓLOGA - CRP07/18691

    ResponderExcluir
  8. Será q/alguem pode me ajudar? Preciso de ajuda pq meu irmão traz coisa velhas da rua enche o ap.de lixo e os vizinhos estão reclamando por causa do mau cheiro.Por favor quem puder me ajudar fico grata.Moro em Niterói.

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails