O objetivo do blog é divulgar os dispositivos alternativos na rede de Saúde Mental e propagar a ideia da luta antimanicomial. A partir da democratização da psiquiatria, os profissionais de saúde mental visam trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do novo contexto da psiquiatria renovada.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tipos de CAPS (PARTE 2)

Existem cinco tipos de CAPS diferentes, cada um com uma clientela diferenciada (adultos, crianças/adolescentes e usuários de álcool e drogas) a depender do contingente populacional a ser coberto (pequeno, médio e grande porte) e do período de funcionamento (diurno ou 24h).
• CAPS I - são serviços para cidades de pequeno porte, que devem dar cobertura para toda clientela com transtornos mentais severos durante o dia (adultos, crianças e adolescentes e pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas).

• CAPS II - são serviços para cidades de médio porte e atendem durante o dia clientela adulta.

• CAPS III – são serviços 24h, geralmente disponíveis em grandes cidades, que atendem clientela adulta.

• CAPSi – são serviços para crianças e adolescentes, em cidades de médio porte, que funcionam durante o dia.

• CAPS ad – são serviços para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas, geralmente disponíveis em cidades de médio porte. Funciona durante o dia.

Todos os tipos de CAPS são compostos por equipes multiprofissionais, com presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde. A estrutura física dos CAPS deve ser compatível com o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada caso em particular.
Fonte: Ministério da Saúde

3 comentários:

  1. GOSTEI DA EXPLICAÇÃO,ÓTIMO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sinto me fora do contexto , minha filha é uma adolescente inteligente e sensivel , porem existe algum transtorno , ela me pediu para ser acolhida, não tenho como pois o caps 1 não se enquadra me parece , ela não bebe e nem usa drogas, vai a escola , mas não quer estar com tantos alunos , estou levando assim mesmo , temo que venha a se mutilar fisicamente ou se jjogue nos carros em movimento , ela diz que tem estas vontades e que não aguenta mais , estou desesperado , perdemos há 06 meses a mamae , ela tá tentando mas só , não sei no que vai dar , ajude me .Sou Decio Dias França , ela è Railda Loyse
    Bom dia .

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails