O objetivo do blog é divulgar os dispositivos alternativos na rede de Saúde Mental e propagar a ideia da luta antimanicomial. A partir da democratização da psiquiatria, os profissionais de saúde mental visam trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do novo contexto da psiquiatria renovada.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010: Bloco Tá pirando, pirado, pirou!



O nome do bloco, formado em 2005, foi idealizado por Gilson Secundino (Instituto Philippe Pinel) que explicou a sugestão dizendo que “devemos ser pretensiosos. Não podemos fazer um carnaval apenas para quem já está pirado, vamos para a rua festejar com quem está pirando”. Os pintores do Império Serrano que fazem a arte do bloco Tá pirando, pirado, pirou! brincam com a idéia da "normalidade" cotidiana dos cariocas, ao confeccionarem objetos quase que onipresentes da nossa realidade, como: celulares, relógios de pulso, comprimidos para trazer sono e felicidade... afinal, quem está pirando e quem já pirou? Não importa, o importante é se divertir! O bloco é formado por pacientes e funcionários dos serviços de saúde mental, moradores do bairro de Botafogo, Urca, Praia Vermelha e por quem gosta de folia.  




O Bloco "Tá Pirando, Pirado, Pirou!" desfilou no Carnaval 2010 com o enredo existencialista “Ser maluco é fácil, difícil é ser eu!”. O tema foi pautado pelo ex-paciente João Batista a partir de sua própria trajetória no universo da psiquiatria. João conheceu de perto a clausura do manicômio. A partir com o cotidiano naquele local, ele pode construiiu sua crítica àquele tratamento:  "ser maluco é fácil, basta você ter sua primeira internação no manicômio e o sistema faz o resto”, diz. Com o apoio dos novos serviços ele encontrou forças para lidar com suas dores e lutar contra a exclusão. E é nessa luta diária feita de cuidados, solidariedade, criatividade e persistência, que João desabafa: "como é difícil ser eu!" 

Em 2009, o "Tá pirando..." foi agraciado com o prêmio "Loucos pela diversidade" (MinC / MS / LAPS – FIOCRUZ), além de ser contemplado na I Chamada de projetos de arte, cultura e geração de renda (Área Técnica de Saúde Mental - Ministério da Saúde).  Neste carnaval, a “família Simão Bacamarte”, vencedora do último concurso do Tá pirando!, veio de Santa Cruz para comandar a festa na Pasteur, interpretando o samba oficial de 2010 ao som de 50 ritmistas da Bateria Batuque de Bamba.
DESFILE DE 2009


OFICINA BATUQUE DO SAMBA 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails