O objetivo do blog é divulgar os dispositivos alternativos na rede de Saúde Mental e propagar a ideia da luta antimanicomial. A partir da democratização da psiquiatria, os profissionais de saúde mental visam trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do novo contexto da psiquiatria renovada.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

IV Conferência Nacional de Saúde Mental

A última Conferência Nacional de Saúde Mental foi realizada em 2001, mesmo ano em que no Brasil foi aprovada a Lei 10216, a qual exige a extinção de todos os leitos em hospitais psiquiátricos no Brasil e a constituição de uma rede substitutiva de atendimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico grave.

Passados oito anos de esforços pela implementação de uma política de reforma psiquiátrica para atenção à saúde mental no Brasil, é preciso avaliar a atual condição e apontar diretrizes para o futuro.
No dia 26 de janeiro, a Comissão Organizadora Provisória da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial discutiu e construiu as seguintes propostas de tema, calendário, proporcionalidade das categorias de participantes e composição da Comissão de Organização Permanente.

Proposta de Tema: “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” – (Provisório)

Eixo I: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais
(financiamento, recursos humanos, modelo de gestão e protagonismo social)

Eixo II: Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais

Eixo III: Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial

Proposta de Calendário:
Etapas Municipais e/ou Regionais: 08/03 a 15/04
Etapas Estaduais: 26/04 a 23/05
Etapa Nacional: 27 a 30/06

Proposta de número e proporcionalidade dos participantes:
• Delegados: 1200, sendo 70% da saúde (seguindo critério de paridade estabelecido pelo SUS, de 50% para usuários e familiares, 25% para profissionais e gestores e 25% para prestadores) e 30% dos campos intersetoriais (com proporcionalidade a ser discutida). A proposta de 1200 delegados amplia a participação ocorrida na III Conferência (1000 delegados) para além do incremento populacional de 2001 a 2010.
• Observadores: 120 (a proporcionalidade seguirá o mesmo critério para delegados)
• Convidados: 200 (escolhidos pela Comissão Organizadora Permanente)

Proposta de composição da Comissão de Organização Permanente:
A Comissão de Organização deverá ser composta intersetorialmente, com representação de entidades, trabalhadores, gestores, usuários e familiares.

Estas propostas são preliminares e necessitam aprovação do Pleno do Conselho Nacional de Saúde que se reunirá novamente no dia 09 de fevereiro.

Procure informar-se também através do portal do Conselho Nacional de Saúde: conselho.saude.gov.br

Para obter maiores informações, escreva para ivconferencia.ms@saude.gov.br

REGIMENTO DA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL - INTERSETORIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails