O objetivo do blog é divulgar os dispositivos alternativos na rede de Saúde Mental e propagar a ideia da luta antimanicomial. A partir da democratização da psiquiatria, os profissionais de saúde mental visam trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do novo contexto da psiquiatria renovada.

quarta-feira, 20 de março de 2013

SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO: o olhar a partir do processo de desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais



O presente estudo que tem por título “Serviço Residencial Terapêutico: o olhar a partir do processo de desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais” aborda o movimento que se desencadeia, de forma especial, a partir da Reforma Psiquiátrica Brasileira, com foco no processo de desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais a partir do olhar sob o funcionamento de um serviço residencial terapêutico constituído no município de Niterói. A análise buscou conhecer se o Serviço Residencial Terapêutico proporciona efetivamente um espaço de moradia adequado para essas pessoas, como preconizado pela Portaria/GM nº106 de 11 de fevereiro de 2000. O estudo utilizou a metodologia qualitativa por possibilitar a descrição e explicação do cotidiano, nas situações sociais vividas, como forma de apreender os processos sociais presentes e as sequências de acontecimentos em que ocorrem a experiência humana, condutas e significados atribuídos dentro do seu cenário social. Trabalhamos com questionário e entrevista para visibilizar essa proposta, e indicamos também caminhos de intervenção do Serviço Social no processo de Reabilitação Psicossocial.
 Por : Patrícia Lima
   Gostaria de prestar minha homenagem à  grande de amiga que acaba de concluir seu trabalho de conclusão de curso pela UFF. Ex estagiária do Hospital de Jururjuba, militante e trabalhadora da Saúde Mental em Niterói, desde 2010 vem se destacando com seu trabalho junto à rede. Sua trajetória singular foi um exemplo da atuação de um Assistente Social inserido na saúde mental. Crítica , Criativa e Competente soube manter o foco na questão social sem perder de vista o "sujeito" e as implicações da psicose. Incansavelmente seus trabalhos foram surtindo efeito desde o inicío com pacientes de longa  pemanência dentro hospital, passando pela reinserção destes nos serviços residenciais terpêuticos (obras do PAC-Prevetório), Centro de Convivência e Caps(adulto) centro de niterói,  em ambos trabalhando atualmente. Além disso, recentemente no carnaval 2013  fez um lindo trabalho junto à equipe no Bloco carnavalesco "loucos pela Vida".  Patrícia, sua monografia é o resultado de atuação prática, de alguém que se debruçou sobre a realidade e como  eu dizia desde o início:  " Vamos colocar a mão na massa"! A articulação entre teoria e prática sei que não foi objeto de  tanta angústia, como acontece com muitos alunos da graduação. Em breve , trarei mais postagens  da Patrícia a respeito desse assunto (tema da sua monografia). Parabéns, Paty! Te vejo na Residência multiprofissional!!(Marcelle,  Assistente Social (autora deste Blog)


Patrícia Ferreira de Lima

facebook

9 comentários:

  1. Querida! Fico.muito feliz de fazer parte do seu blog! Você faz parte desta conquista! Aprendi e aprendo muito com você! Que continuemos juntas lutando por uma Rede de Saúde Mental articulada e reflexiva. Muito obrigada pelo carinho. Beijos e sucesso nass suas escolhas. Patrícia Lima

    ResponderExcluir
  2. Marcelle e Patrícia
    O processo de desinstitucionalização ao meu ver é muito importante para o individuo institucionalizados. Parabéns.
    Fátima
    eufati@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, devo considerar que tal iniciatava vem por em evidência aquilo que a muito queremos no brasil, e principalmente onde as demais são consideravelmente grandes.

    ResponderExcluir
  4. O processo de desinstitucionalização fundamental pela questão de evolucnao social do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Salve Patrícia, nossa querida estagiária que trabalhou no CAPS Herbert Souza. Um reconhecimento de todos os pacientes a quem ela doou um pouco de seu carinho e simpatia. .......Por Renato Nascimento.

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Eduardo Real, estudante de Ciências Sociais, pesquisador independente sobre dependência química e recuperação. Atualmente tenho um projeto que incentiva o envolvimento comunitário no processo de recuperação por abuso de drogas, como uma alternativa antimanicomial, já que aqui na Zona Oeste da Grande São Paulo, dependentes químicos estão sendo internados compulsoriamente sem nenhum critério, e mantidos por longos períodos através de assinaturas de psiquiatras corruptos. Sua matéria me interessou muito. Diga- me, esse sistema cogita ou realiza trabalhos com dependentes químicos? Seria ótimo compartilharmos informações!
    Eduardo Real
    edreal@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quem estiver passando por aqui: minha filha 41 anos teve internações p/pai dela,depois p/própria filha. Larguei tudo p/atende-la contudo,propósitos na Clinica de Alfenas não fun cionaram.Ela está em Camanducaia,eu vim p/Cambuí e penso retornar p/Capital Gaúcha
    Como conseguir p/se interne,tenha tratamento HUMANO e reinserção social?

    ResponderExcluir
  8. Clínica de Recuperação Grupo Casoto
    www.grupocasoto.com.br
    A Clínica de Recuperação Grupo Casoto conta com diversas unidades para tratamentos da dependência química.

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails